Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Movimentos do século XX

Expressionismo

Denominam-se genericamente expressionistas os vários movimentos de vanguarda do fim do século XIX e início do século XX que estavam mais interessados na interiorização da criação artística do que em sua exteriorização, projetando na obra de arte uma reflexão individual e subjetiva.

Características Expressionistas:

   Reflexão individual e subjetiva;
   Intenção é de captar estados mentais, dando forma plástica ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão e à miséria humana;
  Deforma-se a figura, para ressaltar o sentimento. Distorção intencional das imagens com o objetivo de obter expressividade;
   Utilizando cores irreais, arbitrárias. 

O grito, 1893.
A maior referência do expressionismo alemão é o pintor norueguês Edvard Munch (1863-1944)

A ponte (Die Brücke) 1905 – 1913

O nome do grupo, A Ponte, escolhido por Rottluff com base numa passagem de Assim Falou Zaratustra, de Nietzsche, é representativo dos seus objetivos artísticos no campo da pintura. A intenção prática é estabelecer uma passagem (ponte) entre a sua arte contemporânea e a arte do futuro, renegando os cânones existentes na arte alemã clássica e estabelecendo, para isso, um contato íntimo com a natureza e a realidade.Formado por artistas como Ernst Ludwig Kirchner (1880-1938), Karl Schmidt-Rottluff (1884-1976), Erich Heckel (1883-1970), Emil Nolde (1867-1956), Ernst Barlach (1870-1938).

Características do grupo ‘A ponte’

  • O que é representado na tela é o resultado da emoção do observador/pintor, o objeto observado altera-se consoante os seus sentimentos.
  • Em primeiro plano passa a estar o como e não a coisa representada.
  • Busca o inalterado, o não falsificado, a alma das coisas, o que não se vê, mas sente-se.
Ernst Ludwig Kirchner

Cartaz da primeira exposição do grupo, 1910.
Cinco mulheres na rua, 1913.

Emil Nolde
Lago Lucerne, 1930.

Cruxificação, 1912.


O cavaleiro azul
    O expressionismo conhece desdobramentos em outros grupos na Alemanha, como o Der Blaue Reiter [O Cavaleiro Azul], de Franz Marc (1880-1916) e Wassily Kandinsky (1866-1944), criado em 1911, e considerado um dos pontos altos do movimento. Após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a voga expressionista reverbera na produção dos artistas reunidos em torno da neue sachlichkeit [nova objetividade], Otto Dix (1891-1969) e George Grosz (1893-1959), por exemplo. Perseguido pelos nazistas em 1933 como "arte degenerada", o expressionismo é retomado após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), num contexto de crítica ao facismo e de tematização dos horrores da guerra, cujo exemplo maior é Guernica, de Pablo Picasso (1881-1973).


Franz Marc


Cavalos azul e vermelho, 1912


 Cavalo Azul, 1911.


Wassily Kandinsky


Linha transversal, 1923.


Amarelo, vermelho e azul, 1925.



Nenhum comentário:

Postar um comentário